Recursos Humanos

De ERP Wiki
Revisão de 11h24min de 11 de maio de 2015 por Lucas Fernando (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

O módulo de RH (Recursos Humanos) é composto de procedimentos simples ao gestor, dentre elas:

- Cadastro de funcionários

- Cadastro de departamentos, setores e seções

- Cadastro de funções

Para ser feita qualquer inclusão, é importante que se tenha: FUNÇÕES, DEPARTAMENTOS, SETORES e SEÇÕES bem definidas. Toda a empresa deve ter uma estrutura interna consistente, pois a base de tudo são os colaboradores, sendo de suma importância o controle de pessoal.

Funções

Para incluirmos uma nova função deve-se seguir o seguinte caminho, no menu superior clique em CADASTROS logo em RECURSOS HUMANOS e então FUNÇÕES


Menu-funções.png


Clique com o botão direito do mouse sobre o espaço vazio, da tela em que irá aparecer, logo em INCLUSÃO, ou utilize o atalho do teclado, CTRL+ I.

Logo se estará na tela de inclusão de funções, nela você deve digitar os dados corretamente de acordo com a função a ser cadastrada. Em “descrição” digite uma breve descrição sobre a função, ex: Aux. Serv. Gerais. Já em “Descrição Completa” você deve digitar uma descrição detalhada dessa mesma função, ex: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS. Deixe o campo “Custo Médio” não digite nada. Essa é uma ferramenta utilizada para calcular o custo em média que tal função tem para a empresa, e ainda está sendo aprimorada. Em “situação”, marque a flag ATIVO, confirme os dados logo clique em GRAVAR.


Funções.png


Estrutura Organizacional

É de conhecimento geral, que toda a empresa deve ter uma organização, também sabemos que para uma organização efetiva, é preciso separar o trabalho em diferentes DEPARTAMENTOS, e para organizar um departamento é preciso de SETORES, dentro dos setores as SEÇÕES, onde claro, estão os colaboradores.

Exemplos:

DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO:

*SETOR FINANCEIRO
- Seção de cobrança
- Seção de contas a pagar/receber
- Seção Exemplo
*SETOR DE RECURSOS HUMANOS
- Seção recrutamento
- Seção Cargos e Encargos
* SETOR GERENCIAL
* Seção de compras
- Gerencia

DEPARTAMENTO OPERACIONAL:

*SETOR DE FABRICAÇÃO
- Seção de separação
- Seção de coletagem 
- Etc
*SETOR DE CONTROLE DE QUALIDADE
- Seção Exemplo

Cadastro de "estrutura"

Para começar a cadastrar departamentos, setores e seções, é preciso ter uma estrutura pré-estabelecida para iniciarmos. Com isso preparado, vá em CADASTRO > Recursos Humanos > Estrutura Organizacional

Menu-estrutura.png


Então, ao lado direito clique no botão CRIAR NÍVEL no campo descrição escreva o nome do DEPARTAMENTO que deseja criar, logo cliquem em GRAVAR.


Inclusão-dp.png


Após isso no mesmo menu lateral, clique em CRIAR SUBNÍVEL, e no campo Descrição escrava o nome do SETOR que deseja criar, logo clique em GRAVAR. Para criar uma seção ou um nível abaixo do subnível, clique no subnível criado e então CRIAR SUBNÍVEL, e repita o processo descrito acima.


Demo-dp.png


Cadastro de Funcionários

Com os DEPARTAMENTOS NÍVEIS e SUBNÍVEIS criados, é hora de cadastrar os FUNCIONÁRIOS, para isso: Clique em Movimentos > Recursos Humanos > Funcionários


Menu-func.png


Clique com o botão direito do mouse sobre a tela em branco, logo em INCLUSÃO. Logo a tela de inclusão de funcionários irá aparecer, nela você digitará os dados cadastrais referentes ao novo funcionário.


Inclusão-func.png


No campo pessoa, você deverá incluir um cadastro já existente de uma PESSOA do sistema, ou criar um novo clicando no “+” ao lado da lupa (que serve para a busca de pessoas). No campo CPF, existem maneiras diferentes para o preenchimento: você pode digita-lo manualmente, e passar para o próximo campo, correndo o risco de erro na digitação ou de ser uma CPF inválido, erros que serão alertados na hora da gravação do cadastro. Para isso, existe uma ferramenta para facilitar: um consultor de CPF, que tem como base de dados a RECEITA FEDERAL. Para usa-la, clique sobre o botão logo acima do campo (uma lupa sobre um papel), a seguinte tela deverá aparecer:


Receita.png


No primeiro campo em branco você deverá digitar o CPF do cadastrado sem pontos nem hífen. No campo abaixo, digite o que aparecer no Captcha, uma verificação de segurança que é pedida pela própria Receita Federal, e só então clique em “Consulta CPF”. Caso ocorra erro na digitação, e você não estiver conseguindo ler o mesmo, clique em “Atualizar Captcha” e um novo código será gerado. Caso o CPF não seja válido, entre em contato com o funcionário. Após a digitação, os dados complementares da pessoa irão aparecer automaticamente nos campos abaixo (Nome, situação, digito, etc-...) Confira ATENCIOSAMENTE os dados, e só então clique em “Atualizar”. Os dados serão importados para o cadastro do funcionário, poupando o tempo de digitação dos mesmo, continue preenchendo os dados da pessoa corretamente.

No campo “Situação” marque como ATIVO.




CÓDIGO DE ENDEREÇAMENTO POSTAL – CEP

No campo CEP, (você pode digitar o CEP antes de todo o endereço), digite o número correspondente ao endereço do funcionário e então, clique no ícone (uma cartinha sobre um envelope) para validar o CEP. Se o número estiver certo, o estado, a cidade, o nome da rua e o número dela irão aparecer automaticamente no cadastro, sendo desnecessária a digitação. Confira os dados, pois por um erro você pode acabar cadastrando um endereço diferente.




DOCUMENTOS

Chegamos ao campo de DOCUMENTOS, nele serão digitados os dados mais importantes do funcionário, atenção é indispensável para concluirmos essa etapa do cadastro.

Começamos com o PIS/PASET que deve ser preenchido corretamente com número e data de emissão, dados que você obterá com o funcionário. Certificado Militar para rapazes maiores de 18 anos, deve ser requisitado e preenchido corretamente. Carteira de Trabalho (CTPS), preencha o número e logo em seguida a série que deve ser no formato correto, ex: 030-0  coloque este 0 na box separada


Ctps.png


Registro Profissional: algumas profissões são regulamentadas, ex: médico, engenheiro, advogado, etc... essas, possuem “números de identificação” no caso do médico o CRM por exemplo. Digite seu número, o órgão, e a emissão nos campos disponíveis. Identidade, são campos importantes que devem ser preenchidos corretamente conforme a cédula do sujeito.

Após finalizar essas alterações, você ainda não irá gravar o cadastro. No menu superior, vá na aba DETALHES


Aba-detalhes.png Nessa parte do cadastro serão preenchidos relativos a parte “produtiva” do cadastro, ou seja, qual será o DEPARTAMENTO, SETOR e SEÇÃO relacionada a esse funcionário. Para começarmos, teremos o campo Ficha, nele você digita o número relativo ao número de cadastro do SEU controle, pode ser relacionado com o número do cadastro do sistema. Logo ao lado, você terá a flag “Sindicalizado” marque-a, se o funcionário fizer parte de algum sindicato relacionado a sua função. No flag “Vinculo Empregatício” você deve escolher qual o tipo de CONTRATAÇÃO que está sendo feita com o funcionário cadastrado, ou seja, o tipo de “vínculo” está sendo estabelecido entre empresa – funcionário. “Admissão”, preencha com a data referente. Já na flag “Dias experiência” você deve preencher com o tempo de experiência que esse funcionário terá, automaticamente a primeira flag já vem preenchida com o número 30, na flag ao lado você deve preencher com o número que somado ao primeiro de o total de dias de experiência do funcionário ex: 45+45 = 90 dias